Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Licença Paternidade de 20 dias

Publicado por Joanna Varejão
há 8 anos

Dilma sanciona lei que amplia de 5 para 20 dias licença-paternidadeTexto havia sido aprovado pelo Senado no início do mês passado. Segundo a Presidência, prefeituras terão de ampliar vagas em creches.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (8), sem vetos, a lei que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e que permite, entre outros pontos, que as empresas possam ampliar de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade.

O texto foi aprovado pelo Senado no início do mês passado e já havia tramitado na Câmara dos Deputados. Com a sanção, a lei entra em vigor. Conforme o texto, a licença paternidade poderá ter mais 15 dias, além dos cinco já estabelecidos por lei, para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã. A prorrogação da licença também valerá para os empregados que adotarem crianças.

O Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010, possibilita a ampliação do prazo da licença-maternidade das trabalhadoras do setor privado de quatro meses para até seis meses. Até aquele momento, a extensão do benefício só existia para funcionárias públicas.

Esse programa permite que a empresa deduza de impostos federais o total da remuneração integral da funcionária. A empresa que adere ao programa pode abater do Imposto de Renda devido valores dos dois salários extras.

A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real. Segundo o texto sancionado por Dilma nesta terça, no período da licença, os pais e as mães não podem exercer qualquer atividade remunerada e a criança tem de ser mantida sob os cuidados deles. Se essa regra for descumprida, os funcionários perdem o direito à prorrogação.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Internacional do Trabalho
  • Publicações20
  • Seguidores55
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações881
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-paternidade-de-20-dias/312724327

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Na minha visão esse aumento do tempo da licença-paternidade é um avanço que já deveria ter ocorrido há algum tempo.

O contato inicial entre a criança e o seu pai é essencial para ambos, só fortalece (ainda mais) a relação de amor entre pai e filho

Bom texto Dra.! continuar lendo

Acredito que isso é ótimo, mas como não é uma lei e as empresas tem a opção de dar ou não, na verdade para mim não faz diferença. Em minha cidade até hoje não soube de ninguém que ficou 6 meses de licença maternidade. Uma pena. continuar lendo